Como fazer escorva da Motobomba

Você sabia que antes de colocar em funcionamento a motobomba é indispensável fazer a escova do equipamento?

O que é escorva?

A escorva é o preenchimento total do corpo da motobomba e da tubulação de sucção com o líquido que será bombeado, a fim de eliminar o ar existente em seu interior.

As motobombas centrífugas não podem operar sem água. A presença de ar na tubulação de sucção ou dentro da motobomba danifica seus componentes, principalmente o selo mecânico, responsável pela vedação do eixo do produto.

Dicas e Cuidados

Para as bombas que trabalham com sucção é necessário a utilização de uma válvula pé na extremidade da tubulação de sucção para manter a escorva, ou seja, a motobomba e a tubulação cheias de água.

Embora existam vários tipos de processo de escorvas os mais comuns são:

Quando o nível da água está baixo do nível da motobomba, além do preenchimento da tubulação de sucção e do corpo da motobomba com água é necessário utilizar a válvula de pé na extremidade da tubulação de sucção para manter a escorva.

Motobomba com sucção positiva, ou seja, afogada. Nesse caso, a motobomba está abaixo do nível da água e o preenchimento do corpo da motobomba e da tubulação de sucção ocorrerá automaticamente ao abrir o registro da tubulação.

Recomendamos que seja instalada uma boia elétrica no reservatório inferior.

Esse dispositivo desligará a motobomba quando o nível de água atingir o limite mínimo regulado, evitando a perda da escorva e o funcionamento a seco da motobomba.

Lembre-se: A escorva é fundamental e importante para o correto funcionamento da sua motobomba.

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